O que é fotoenvelhecimento?
O que é fotoenvelhecimento?

O termo fotoenvelhecimento é empregado para descrever os danos crônicos da pele provocados por exposição ao sol (radiação solar) ao logo dos anos. O fotoenvelhecimento pode ser facilmente identificado por 3 sinais:

  • Manchas hiperpigmentadas (manchas marrons)
  • Rugas finas
  • Aspereza

 

Por que o tema fotoenvelhecimento é motivo de preocupação crescente?

Recentemente, os efeitos do fotoenvelhecimento nos climas temperados vêm sendo reconhecidos de forma mais completa. Esses efeitos são cumulativos, os sinais como manchas hiperpigmentadas, rugas finas e aspereza da pele, resultam da exposição a radiação solar durante muitos anos.

A atividade diária contribui para uma exposição bastante significativa. A nossa pele é bombardeada com quantidades apreciáveis de luz UV até mesmo no inverno. O estilo de vida também constitui um fator importante na intenção de exposição a radiação solar. Os sinais visíveis do fotoenvelhecimento são a prova da exposição solar indevidas e sua presença caracteriza alteração nas camadas mais profundas da pele (a nível celular) resultando num risco maior do desenvolvimento de doenças mais graves como o câncer de pele.

 

Como evitar o fotoenvelhecimento?

Seguinto 3 orientações simples, você poderá minimizar os efeitos prejudiciais dos raios solares:

1. Evite se expor em horários de maior intensidade de radiação solar: Evite o sol mais intenso: das 10 às 16h. Com isso, você já diminuirá a exposição solar em aproximadamente 60%.

2. Proteja as áreas corpóreas mais expostas ao sol: Tente usar roupas folgadas, preferenciamente de algodão e chapéu de abas largas. Proteja os olhos com óculos de sol que possua filtro de UV (o sol pode danificar seus olhos).

3. Use protetor solar diariamente: Certifique-se de que o protetor tenha um fator de proteção solar (FPS) de no mínimo 15, e que ofereça proteção contra os raios UVA e UVB

 

Importante:

Os raios UVB atingem predominantemente as camadas superiores da pele. Os raios UVA penetram até camadas mais profundas. Existem protetores solares que retêm tanto a radiação UVA como a UVB. Portanto, como já citado dê preferência a protetores que filtram os raios UVA e UVB.